Sobre o Projeto Chiquinho

Sobre o Nós!

Inspirado no exemplo do senhor Francisco Alves da Silva, que viveu 100 anos e sempre foi uma pessoa solidária. Quando via uma família carente que não tinha onde morar dava abrigo em sua propriedade. Alguns adolescentes órfãos, sem moradia ele levava para sua casa, não queria vê-los morando nas ruas.

Dona Dora herdou essa característica do seu pai, acolhendo crianças e jovens em situação de risco social, sujeitas à violência e abandono. Ao mudar para o bairro Central Carapina, ela percebeu que crianças e adolescentes se envolviam muito cedo com as drogas. Alguma coisa tinha que ser feita, a violência aumentava a cada dia. Dona Dora tinha um casal de filhos crescendo naquele ambiente perigoso, em meio aos jovens que poderiam influenciar o comportamento deles. Ela se uniu a outras mães que não queriam perder os filhos para o mundo das drogas e juntas criaram uma associação de mulheres.

Elas trabalharam muitos anos e fizeram várias campanhas arrecadando alimentos e roupas, que eram repartidos entre as famílias carentes. Haviam muitas festas animadas por essas mulheres, muitas já não estão entre nós, mas deixaram o exemplo de fé e esperança por um mundo melhor aos nossos filhos e netos. A associação de mulheres evoluiu muito e teve que se organizar em forma de uma instituição de Terceiro Setor, uma ONG.

Como foi criada em torno da família de Francisco Alves passou a se chamar Chiquinhar, mas logo o nome mudou para Projeto Vovô Chiquinho como é conhecida até hoje. A comunidade chamava o projeto de “Creche do Vovô Chiquinho”, em alusão à sua principal atividade. Pensando em retirar as crianças e adolescentes das ruas, afastando das drogas e mostrando outro ambiente de amor, carinho e atenção.

Hoje a ONG atende 120 chiquinhos ao longo do dia, servindo 480 refeições diárias, café da manhã, almoço e lanches. Vovô Chiquinho, que viveu 100 anos, sem usar drogas ou correr da polícia é o exemplo dado às crianças que vêm jovens morrendo em função das drogas e do tráfico.

No bairro Central Carapina é muito comum polícia encontrar drogas com pré-adolescentes de 12 e 13 anos. Os Chiquinhos como são conhecidos, tem como escolha o caminho do bem, que não usam drogas e não roubam, mas que aprendem desde cedo a serem cidadãos de bem. Esse é o objetivo principal do Projeto Chiquinho.

IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE

Proponente: Organização Não Governamental Vovô Chiquinho
Nome Fantasia: Projeto Chiquinho
CNPJ: 07.544.749/0001-49
End: Rua Florianópolis, nº 17
Bairro: Central Carapina
Cidade: Serra
UF: ES
CEP: 29161-549
Telefone: (27) 3218-5066 / 99844-8620
E-mail: ong.vovochiquinho@hotmail.com
contato@projetochiquinho.com
Site: www.projetochiquinho.com