Nossos Programas

Os Programas que acontecem no Projeto Chiquinho organizam, orientam e direcionam a realização das atividades de acordo com a faixa etária e as necessidades dos Chiquinhos, sendo responsáveis por proporcionar um atendimento de qualidade que desenvolva nossos educandos em todos os aspectos do ser humano. Nas Oficinas são realizadas, dentro dos Programas, atividades específicas que trabalharão e pontuarão um ou mais aspectos e eixos pedagógicos visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos Chiquinhos em tais aspectos.

Em 2015 traçamos uma meta para por em prática todos os programas, mas para que isso seja possível, precisamos de doações e colaboradores. Buscamos empresas e parceiros que queiram vestir a camisa e nos ajudar a mudar o futuro de nossos Chiquinhos.

alfaebeto

Projeto de alfabetização interativa explorando cores, sons, vídeos, brincadeiras, teatrinho e alimentação. Uma forma de aprendizado a partir do cotidiano das crianças de 0 a 6 anos. A emoção é uma fonte de aprendizado, que ajuda na memorização agradável dos conteúdos.

zeroatres

Projeto de leitura para os Chiquinhos, usando estorinhas infantis que ajudam na alfabetização e na socialização das crianças. A cada leitura um exemplo de vida inculcado, um passo no caminho do conhecimento descobrindo o simbolismo agradável, que faz as crianças sentirem prazer no aprendizado de novos conceitos.

ocomeconapreescola

O jogo de xadrez na inicialização do raciocínio lógico e da matemática para desenvolver o processo da atenção, uma coisa difícil nessa idade. Na idade pré-escolar existe uma tendência à desatenção e predominância do pensamento mágico. Os brinquedos multicoloridos de montar, o quebra cabeça e o xadrez, se mostraram muito eficientes na concentração e no aprendizado.

gestantechiquinho

Acompanhamento do Pré-Natal na adolescência. Central Carapina apresenta outra característica alarmante o abuso sexual de crianças e adolescentes. Existe uma demanda por acompanhamento psicológico e médico de adolescentes grávidas. As famílias apelam para a ignorância, o preconceito e até o abandono de adolescentes grávidas, que muitas vezes se envolvem com drogas e atividade sexual precoce. Educação sexual sempre foi um tabu na nossa sociedade, motivo pelo qual acontece tanta gravidez na adolescência.

chiquinhosaude

Agentes voluntários de Saúde orientados por profissionais fazendo levantamento do histórico médico, acompanhamento e orientação, encaminhamento para postos de saúde e hospitais próximos em caso de necessidade. Existem hipertensos que não sabem da sua condição de saúde, o mesmo acontecem com diabéticos e portadores de diabete. A saúde do homem que tende a não procurar atendimento médico e os exames sobre câncer de próstata. Caso similar nas mulheres que não fazem exames preventivos sobre o câncer de mama. Saúde da criança que sofre com verminose, sarnas, piolhos, caries, etc.

esporte

Práticas esportivas: Futebol, vôlei, handebol, basquete, capoeira, judô, MMA, zumba, exercícios funcionais e gincanas.

chiquinho2.0

Inclusão digital para crianças, jovens, adultos e terceira idade. Acesso à internet para pesquisas, aprendizado, lazer e entretenimento.

culturanacomunidade

O teatro é uma forma de compreensão da realidade no psicodrama das peças. Uma forma eficiente de produzir cultura. A música associada à dança também contribui no aprendizado de forma alegre e prazerosa. Grupos de HIP HOP, capoeira e funk, podem retratar a realidade de forma criativa e compreensiva, tratando os preconceitos e criando identidade. Uma forma eficiente de interação, que pode reduzir a criminalidade juvenil e a violência.

sustentabilidade

A destinação dos resíduos sólidos, entulho e lixo é um dos grandes problemas dos centros urbanos. O reaproveitamento desses resíduos se mostrou eficiente como opção de renda e qualidade de vida. O Projeto promove a defesa, preservação e conservação do meio ambiente, assim como a promoção do desenvolvimento sustentável. Despertar nos moradores uma consciência ambiental, a prática da reciclagem, destinação correta dos resíduos sólidos, compostagem, promovendo um maior equilíbrio entre os seres humanos e a natureza.

familiachiquinho

Acompanhamento de 100 famílias dos Chiquinhos através do levantamento da situação socioeconômica, os cuidados coma a saúde, histórico de violência doméstica, higiene bucal. Orientação e encaminhamento para a rede de atendimento público e especialidades médicas, bem como Conselho Tutelar e assistência jurídica.

economiasolidaria

Oficinas de arte e produtos artesanais, empreendedorismo envolvendo as famílias e toda a comunidade. Um programa eficiente que precisa ser ampliado com novos recursos e parcerias.
A Serra é o motor econômico do Espírito Santo, berço do desenvolvimento industrial. Mas o emprego de qualidade raramente é dado ao jovem serrano que de modo geral não está qualificado para ocupar certas funções. Basta observar à tarde o fluxo de veículos que saem das empresas estabelecidas na Serra rumo à Vitória. O mesmo fluxo que a gente observa de manhã no sentido contrário. Vamos ampliar a produção artesanal para gerar renda às famílias em tela. O Projeto tem experiências positivas em oficinas de artesanato, formas de produção coletiva, que possam contribuir na formação dessa juventude, que encontrou na droga sua única opção de lazer e geração de renda.

filosofia

A mudança de mentalidade é uma forma de transformar a realidade. O Projeto está criando um espaço de reflexão e diálogo, trabalhando valores humanos e ética com todas as faixas etárias das crianças aos idosos do projeto.

vovo

Programa de inclusão da terceira idade aproveitando a experiência e o tempo ocioso, buscando formas de lazer: gincanas, danças, oficinas de arte, dentre outros.

construindocidadania

Tem por base a confiança genuína da criança e do adolescente, levando – os a construírem –se como seres autônomos, enfatizando as suas potencialidades e utilizá las para promover a transformação social e ambiental, o solidarismo bem como suas competências, contudo, formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

musicalizando

A música é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade e está presente na vida das pessoas. Diante disto, este projeto visa ser para cada vida envolvida, uma oficina do saber, potencializando o intelecto e aprendizado e a construção de um indivíduo responsável, compreensivo, tolerante, amante do próximo e mais responsável para com a sociedade.
Neste projeto crianças jovens e adultos são capacitados na percepção e educação dos sentidos. O estudante aprende a perceber a distribuição e diferença de sons, timbre, intensidade, altura, duração, ritmos e variações musicais. Tudo isso, com o desejo de educar para potencializar a atenção, memória, lógica e o raciocínio.